Pular para o conteúdo principal

Técnicas terapêuticas: Conhecimento é segurança.

Entendo que o objetivo do terapeuta é proporcionar às pessoas que o procuram, ferramentas para que possam buscar seu equilíbrio físico, mental, emocional, energético e espiritual. Ou seja, o equilíbrio como um todo, holístico.
Por acreditar nisso, confesso a vocês que foram (e sei que ainda serão) uma infinidade de participações em cursos, muitas horas de estudos e de pesquisas, presença em várias palestras e workshops, incontáveis momentos de profundas reflexões e de intenso envolvimento com este fantástico mundo terapêutico.
Muitas surpresas em cada novo curso, em cada nova experiência. A cada nova técnica que eu conhecia, infinitas possibilidades se apresentava. Muitas vezes, eu me colocava como cobaia e, não raramente, me surpreendia. Não era resistência ao novo, nem descrença ou inflexibilidade... Na verdade, era curiosidade. Sou muito curioso...
Diante de tantas técnicas e surpresas, lembro com muito carinho de uma delas...  Da técnica de Leitura Corporal. Quantas novidades!
O corpo fala, é verdade! O corpo é um baita de um "dedo-duro"... Rsrs... 
Na época, eu vinha de um problema sério de ciatalgia (dor com origem na coluna lombar, comprimindo o nervo ciático, que irradiava para a perna até o calcanhar) e na aula a professora comentou que as dores na região lombar tem origem nas dificuldades que nós temos em tomar decisões, geralmente por medo e insegurança.
Uau! Bingo! Como ela sabia disso???
Claro que fui fazer o confronto com a Medicina Tradicional Chinesa, que era é ainda é o meu foco principal. Sem muita surpresa, descobri o que eu já sabia, porém visto por outro prisma.
Pela Medicina Tradicional Chinesa, o medo e a insegurança relacionam-se com o elemento Água que rege os rins e a bexiga, e o desequilíbrio deste elemento, gera o medo, que pode levar a musculatura da lombar e glúteo a contraírem-se (igualzinho a um cachorrinho quando está com medo). Porém, ao permanecer por muito tempo nesta postura, há a fadiga desta musculatura levando-a a contração e as dores originadas pela contração. Quanto mais tempo demora-se para tomar a decisão, mais estes músculos permanecerão contraídos, mais facilmente irão fadigar.
Isso me deu muita segurança. Saber que o corpo humano tem outras formas de "falar" a mesma coisa levou-me a pesquisar e a certificar-me, por conseguinte, a respeito das diversas formas de identificação dos desequilíbrios e as diversas formas de proporcionar-lhes a possibilidade do reequilíbrio.
Comecei a usar a Leitura Corporal em minhas avaliações e, obviamente, os resultados dos tratamentos começaram a vir com mais eficácia e rapidez.
As técnicas que aprendi (e com certeza as que ainda irei aprender) me oferecem um suporte enorme, proporcionando além do conhecimento e da segurança, a certeza de um atendimento sempre mais completo e eficiente.

Evaldo Mazer

Naturopata, acupunturista e radiestesista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Limpando a terra para plantar um 2017 feliz

Estamos na reta final de 2016, e antes de fazer planos que tal começar limpando medos, traumas, crenças e informações que você recebeu da sua família. Essas informações não só nos fazem repetir padrões, elas muitas vezes ocultam nossos desejos. E aí nossas metas e objetivos para o próximo ano podem não ser coerentes com a vontade de nossos corações.  Segue um ato psicomágico para trabalhar essas informações : Carta de liberação do clã... Com esta carta  você libera tudo aquilo que há em seu presente que você sabe que não lhe compete: doenças, culpas, ressentimentos, frieza, indiferença, falta de carinho, dureza, secretos, tragédias, fraudes, infidelidades, traições s, roubos, mentiras... Tudo aquilo que te faz ficar doente, física ou emocionalmente. Carta: "Eu_____________________________________________________________________, nascido (a) em __ /__ /_____, redijo a próprio punho, essa carta como presente à familia a qual pertenço. com ajuda, amor e presenç...

O imperador amarelo e a Medicina Tradicional Chinesa

Huang Di ou Huang Tim foi um dos reis lendários considerado moralmente perfeito e que teria governador a China por volta de 2697 a.c a 2597 a.c, considerado o criador de vários elementos importantes da cultura chinesa, como o Calendário Chinês, o Taoísmo, a Astrologia Chinesa, o Feng Shui e a Medicina Chinesa. O  Imperador Amarelo , como era conhecido, também ensinou o povo a cultivar a terra de acordo com o calendário por ele desenvolvido. Livros históricos informam que ele realizou diversas invenções na área da produção agrícola, entretanto, há rumores que durante o seu reinado, Huang Di interessou – se especialmente pela saúde, fato que o levou a questionar seus ministros-médicos sobre a tradição médica que era utilizada naquela época. Desses debates com seus ministros surgiu um dos livros fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa “ O Clássico do Imperador Amarelo ” que muito embora existam muitas versões sobre a origem desses textos, podemos dizer que o livro do “Imp...