Pular para o conteúdo principal

Medicina Tradicional Chinesa

A primeira vez que fiz um curso de Medicina Tradicional Chinesa (sim, fiz outras vezes o curso, pois é muita coisa importantíssima para ser assimilada que uma vida seria pouco, quanto mais um único curso) fiquei deslumbrado por conta da, para mim, desconhecida coerência holística. Esse negócio de ver o indivíduo como um todo era muito cru em mim e, confesso, que tomar contato com isso fez minha vida tomar um novo rumo. Percebi, desde então,  que a MTC seria parte de minha vida e que aquele micro empresário da área de filtração industrial estava com os dias contados. Um tempo depois, transformou-se num terapeuta apaixonado.
Como imaginar que os medos interferiam na energia dos rins e que este era um dos principais motivos para as dores lombares?
Como pensar que os problemas da pele têm relação com a dificuldade que se tem de se relacionar com o meio?  Os problemas respiratórios também. E que ambos têm relação com a tristeza e a melancolia?
Como entender que tratamos os desequilíbrios usando seus opostos? Desde o frio com o quente, passando pela serenidade tratando a preocupação e o ódio sendo tratado com o amor.
Fascinante!
Tudo muito diferente, se comparado com a minha então visão ocidental de medicina, mas que a partir disso começou a fazer tanto sentido que hoje, passados mais de 15 anos, ainda vivo procurando me aprofundar, e conhecer mais e mais. Também, com muita satisfação, hoje procuro compartilhar o que aprendi e estou aprendendo.
A Medicina Tradicional Chinesa deveria ser olhada com muito mais respeito. Já começou, mas ainda falta muito.
Sou grato.

Evaldo Mazer

Naturopata, Radiestesista e Acupunturista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Limpando a terra para plantar um 2017 feliz

Estamos na reta final de 2016, e antes de fazer planos que tal começar limpando medos, traumas, crenças e informações que você recebeu da sua família. Essas informações não só nos fazem repetir padrões, elas muitas vezes ocultam nossos desejos. E aí nossas metas e objetivos para o próximo ano podem não ser coerentes com a vontade de nossos corações.  Segue um ato psicomágico para trabalhar essas informações : Carta de liberação do clã... Com esta carta  você libera tudo aquilo que há em seu presente que você sabe que não lhe compete: doenças, culpas, ressentimentos, frieza, indiferença, falta de carinho, dureza, secretos, tragédias, fraudes, infidelidades, traições s, roubos, mentiras... Tudo aquilo que te faz ficar doente, física ou emocionalmente. Carta: "Eu_____________________________________________________________________, nascido (a) em __ /__ /_____, redijo a próprio punho, essa carta como presente à familia a qual pertenço. com ajuda, amor e presenç...

O imperador amarelo e a Medicina Tradicional Chinesa

Huang Di ou Huang Tim foi um dos reis lendários considerado moralmente perfeito e que teria governador a China por volta de 2697 a.c a 2597 a.c, considerado o criador de vários elementos importantes da cultura chinesa, como o Calendário Chinês, o Taoísmo, a Astrologia Chinesa, o Feng Shui e a Medicina Chinesa. O  Imperador Amarelo , como era conhecido, também ensinou o povo a cultivar a terra de acordo com o calendário por ele desenvolvido. Livros históricos informam que ele realizou diversas invenções na área da produção agrícola, entretanto, há rumores que durante o seu reinado, Huang Di interessou – se especialmente pela saúde, fato que o levou a questionar seus ministros-médicos sobre a tradição médica que era utilizada naquela época. Desses debates com seus ministros surgiu um dos livros fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa “ O Clássico do Imperador Amarelo ” que muito embora existam muitas versões sobre a origem desses textos, podemos dizer que o livro do “Imp...